quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Novo Acordo Ortográfico

Alfabeto

A influência do inglês no nosso idioma agora é oficial. Há muito tempo as letras “k”, “w” e “y” faziam parte do nosso idioma, isto não é nenhuma novidade. Elas já apareciam em unidades de medidas, nomes próprios e palavras importadas do idioma inglês, como:
km – quilômetro,
kg – quilograma
Show, Shakespeare, Byron, Newton, dentre outros.


Trema

Não se usa mais o trema em palavras do português. Quem digita muito textos científicos no computador sabe o quanto dava trabalho escrever linguística, frequência. Ele só vai permanecer em nomes próprios e seus derivados, de origem estrangeira. Por exemplo, Gisele Bündchen não vai deixar de usar o trema em seu nome, pois é de origem alemã. (neste caso, o “ü” lê-se “i”)

Quanto à classificação da sílaba, as palavras podem ser:
  • Átonas – quando não há ênfase na pronúncia de uma sílaba.
  • Tônicas – quando há ênfase na pronúncia de uma sílaba.
Ex. A palavra “mato” tem duas sílabas: a primeira “ma” – é tônica; a segunda “to” – é átona.
Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras podem ser:
  • Oxítonas – quando a sílaba forte encontra-se na última sílaba de uma palavra.
Ex. saci, funil, parabéns, ca, calor, bombom.
  • Paroxítonas – quando a sílaba forte encontra-se na penúltima sílaba.
Ex. escola, sossego, dormindo, avel.
  • Proparoxítonas – quando a sílaba forte encontra-se na antepenúltima sílaba.
Ex. pêndulo, lâmpada, pido, blico, mico.
Quanto à classificação dos encontros vocálicos:
  • Ditongoencontro de duas vogais numa só sílaba.
Ex. céu, véu, coisa, ideia.
  • Hiatoencontro de duas vogais em sílabas separadas.
Ex. fa-ís-ca, i-dei-a, pa-pa-gai-o, ba-i-nha.
Quanto ao número de sílabas, as palavras podem ser:
  • Monossílabas – com apenas uma sílaba.
Ex. mau, mês, vi, um, só
  • Dissílabas – com duas sílabas.
Ex. Ca-fé, Ca-sa, mui-to, li-vro, rou-pa, rit-mo
  • Trissílabas – palavras com três sílabas.
Ex. Eu-ro-pa, cri-an-ça, ma-lu-co, tor-na-do
  • Polissílabas – palavras com quatro ou mais sílabas.
Ex. Pa-ra-pei-to, es-tu-dan-te, u-ni-ver-si-da-de, la-bi-rin-ti-te.
As gramáticas costumam ainda classificar os monossílabos (palavras com apenas uma sílaba) em dois tipos:
  • Monossílabo átono: palavras de uma sílaba fraca, ou seja, pronunciada sem ênfase. Estes podem ser:
Artigos: o, a, um…
Pronomes Pessoais Oblíquos: se, te, ti, lhe, o, a…
Conjunção: e, ou, mas, nem…
Preposição: dos, de, à, na…
  • Monossílabo tônico: palavras de uma sílaba tônica, ou seja, pronunciadas com ênfase, que podem ser:
Verbos: li, vi, ter, ser, dê…
Substantivos: sol, mar, flor, dor, mel…
Adjetivos: mau, bom, má…
Pronomes: eu, tu, nós, mim…
Advérbios: lá, cá, bem, já…

Trema
Não se usa mais o trema, salvo em nomes próprios e seus derivados.

Acento diferencial
Não é preciso usar o acento diferencial para distinguir:
  1. Para (verbo) de para (preposição)
“Esse carro velho para em toda esquina”.
“Estarei voltando para casa daqui a uma hora”.
  1. Pela, pelo (verbo pelar) de pela, pelo (preposição + artigo) e pelo (substantivo)
  2. Polo (substantivo) de polo (combinação antiga e popular de por e lo).
  3. pera (fruta) de pera (preposição arcaica).
A pronúncia ou categoria gramatical dessas palavras dar-se-á mediante o contexto.
Acento agudo
Ditongos abertos “ei”, “oi”

Não se usa mais acento nos ditongos ABERTOS “ei”, “oi” quando estiverem na penúltima sílaba.
He-roi-co                               ji-boi-a
As-sem-blei-a                       i-dei-a
Pa-ra-noi-co                          joi-a

OBS. Só vamos acentuar essas letras quando vierem na última sílaba e se o som delas estiverem aberto.
Céu                                         véu
Dói                                          herói
Chapéu                                  beleléu
Rei, dei, comeu, foi (som fechado – sem acento)

Não se recebem mais acento agudo as vogais tônicas “I” e “U” quando forem paroxítonas (penúltima sílaba forte) e precedidas de ditongo.
feiura                                     baiuca
cheiinho                                 saiinha
boiuno

Não devemos mais acentuar o “U” tônico os verbos dos grupos “GUE/GUI” e “QUE/QUI”. Por isso, esses 
verbos serão grafados da seguinte maneira:
Averiguo (leia-se a-ve-ri-gu-o, pois o “U” tem som forte)
Arguo                                     apazigue
Enxague                                arguem
Delinguo
Acento Circunflexo

Não se acentuam mais as vogais dobradas “EE” e “OO”.
Creem                                              veem
Deem                                                        releem
Leem                                                         descreem
Voo                                                  perdoo
enjoo

Outras dicas

Há muito tempo a palavra “coco” – fruto do coqueiro – deixou de ser acentuada. Entretanto, muitos alunos insistem em colocar o acento: “Quero beber água de côco”.
Quem recebe acento é “cocô” – palavra popularmente usada para se referir a excremento.
Então, a menos se que queira beber água de fezes, é melhor parar de colocar acento em coco.

Para verificar praticamente a necessidade de acentuação gráfica, utilize o critério das oposições:
Imagem      armazém
Paroxítonas terminadas em “M” não levam acento, mas as oxítonas SIM.
Jovens        provéns
Paroxítonas terminadas em “ENS” não levam acento, mas as oxítonas levam.
Útil              sutil

Paroxítonas terminadas em “L” têm acento, mas as oxítonas não levam porque o “L”, o “R” e o “Z” deixam a sílaba em que se encontram naturalmente forte, não é preciso um acento para reforçar isso.
É por isso que: as palavras “rapaz, coração, Nobel, capataz, pastel, bombom; verbos no infinitivo (terminam em –ar, -er, -ir) doar, prover, consumir são oxítonas e não precisam de acento. Quando terminarem do mesmo jeito e forem paroxítonas, então vão precisar de acento.

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